Três irmãos em Gaza
"Na cidade dos mortos" é o título da matéria sobre a vida de três irmãos palestinos fotógrafos da Reuters e o dia-a-dia de trabalho deles na sua cidade natal: Gaza. Tentei achar o link para o texto do Independent, mas não há qualquer menção às matérias do suplemento "The Sunday Review" na página do jornal.
Os trabalhos de Mohammed Salem (20), Ahmed Jadallah (40) e Suhaib Salem (26), nesta ordem na foto abaixo, estão expostos no Festival Internacional de Fotojornalismo que acontece durante essas semanas na França.

Na matéria do Independent, os três contam como é cobrir uma infinidade de funerais e sempre tentar fazer "aquela" foto. A que vai chamar a atenção dos jornais de todo o mundo. Um dos recursos é prestar atenção no que está ao redor, na órfã que chora a morte do pai, nos soldados...

Foto Mohammed Salem

Foto Suhaib Salem
A matéria do Independent é encerrada com aspas de Ahmed:
"Depois de eu ter sido ferido, fui levado a um hospital de Jerusalém e fui posto num quarto junto com um soldado israelense baleado pelo Hamas, um colono de Kiryat Arba, um rabino ortodoxo americano e um palestino de Belém baleado por um militar israelense. Durante cinco dias, ficamos naquele quarto. No começo nenhum falava com o outro. Depois passou a ser 'bom dia' e 'boa noite'. Aí, o colono começou a me levar chá e café, porque eu não podia andar. Depois se soube que a mãe do soldado era do Iêmen e falava árabe. Acabamos nos tornando uma família. No fim de tudo, eu disse a eles que se fomos capazes de viver juntos num hospital, talvez isso também possa acontecer fora de lá".

Foto Ahmed Jadallah
Ahmed foi baleado em março de 2003, quando cobria uma incursão do Exército israelense na Faixa de Gaza. Cambaleante, achando que ia morrer, fez mais três clicks. Um deles lhe rendeu o primeiro lugar na categoria "Spot Single News" do World Press Photo de 2003.